Assistente Técnico em perícia judicial: Por que contar com um profissional altamente capacitado?
O Assistente Técnico em perícia judicial é responsável por realizar investigações técnicas e apresentar provas em processos judiciais em defesa dos interesses da parte contratante. A atuação desse profissional é decisiva, inclusive, podendo reverter o rumo de um processo em favor da sua empresa!
É por isso que ter um profissional capacitado ao seu lado é crucial para garantir a melhor resolução de litígios, de forma justa e eficiente.
Assistente Técnico em perícia judicial: Como atua e quais são as suas atribuições?
Na perícia judicial, cada parte tem direito a nomear um assistente técnico de sua confiança. Essa indicação do assistente técnico é regulamentada pelo Art. 195 CLT e Art. 465 do Código de Processo Civil, o mesmo que regula o procedimento das perícias. Se a natureza da perícia exigir conhecimentos distintos, como, por exemplo, segurança e medicina do trabalho, medicina e contabilidade, é permitido que cada parte nomeie um assistente para cada área específica.
Da mesma forma, o Juizo também pode nomear peritos diferentes para áreas distintas. Além de acompanhar todo o processo pericial, cada assistente técnico elabora seu próprio parecer, concordando ou contestando o laudo do perito oficial.
Resumindo:
O advogado trabalhista é o responsável por representar o trabalhador em juízo, e ele tem o direito de nomear um Assistente Técnico para auxiliá-lo na perícia. O Assistente Técnico é um profissional com formação técnica ou científica na área da saúde, segurança do trabalho ou engenharia, e ele é capacitado para avaliar as condições de trabalho do empregado e emitir um parecer técnico.
O parecer técnico do Assistente Técnico é um documento muito importante para o processo, pois ele ajuda o juiz a entender a situação do trabalhador e a decidir se ele tem direito ou não ao adicional de insalubridade ou periculosidade.
O advogado trabalhista que não nomeia um Assistente Técnico para auxiliá-lo na perícia está em grande desvantagem. Isso porque ele não terá um profissional qualificado para avaliar as condições de trabalho do empregado e emitir um parecer técnico que possa ser usado em juízo.
Com isso, torna-se evidente a importância do trabalho do assistente técnico em perícia judicial, cujo conhecimento aprofundado dos processos, rotinas e burocracias envolvidos nas perícias pode mudar completamente o resultado do laudo do perito a favor de sua parte envolvida.
Cabe ao assistente técnico qualificado:
-
Assessorar o advogado da empresa, fornecendo suporte técnico e científico, desde o início do processo;
-
Formular os quesitos a serem apresentados;
-
Se necessário, apresentar quesitos suplementares;
-
Conhecer todos os prazos relevantes do processo referentes à sua própria atuação e à atuação do perito oficial.
-
Estar familiarizado com o modo de pensar e agir dos peritos;
-
Alertar o perito do juiz sobre possíveis distorções de fatos da outra parte, ajudando-o a prevenir danos graves;
-
Advertir e complementar o laudo do perito quando este apresentar erros como, por exemplo, cálculos equivocados ou omissões involuntárias de fatos, ou técnicas;
-
Em caso de contestação do laudo do perito designado pelo juiz, apresentar seu parecer crítico nos autos, discorrendo sobre todos os pontos discordantes levantados.
Assistente Técnico em perícia judicial: O que a sua atuação garante?
Com conhecimento técnico-científico, saiba o que esse profissional de sua confiança no processo garante para a sua empresa:
1) Perícias mais confiáveis e justas
Um assistente técnico qualificado possui conhecimento avançado na área de perícia judicial, garantindo a realização de perícias precisas e confiáveis, contribuindo para as soluções mais justas de disputas judiciais.
2) Fornece informações valiosas
O profissional capacitado fornece informações e insights valiosos para a equipe de advocacia, aumentando as chances de sucesso na defesa dos interesses da sua empresa.
3) Transmite confiança e credibilidade
A contratação de um profissional experiente e bem preparado transmite confiança e credibilidade aos envolvidos no processo judicial, o que pode ser fundamental para garantir a melhor decisão.
4) Garante a integridade dos dados
Um assistente técnico qualificado atua de forma ética, garantindo a integridade dos dados apurados, o que também é fundamental para a confiabilidade do processo.
5) Prova pericial bem elaborada
Por fim, ao contar com um assistente técnico extremamente capacitado, a parte tem maiores chances de obter uma prova pericial bem elaborada, uma vez que esse profissional acompanha o perito em suas atividades, evitando, assim, erros que ele possa cometer. Assim, a sua empresa será apoiada pelo parecer do seu assistente técnico ao contestar as afirmações técnicas do perito, caso não concorde com a sua abordagem ou análise dos fatos presentes no laudo.
Conclusão
Agora que você já sabe sobre a importância da contratação de um assistente técnico em perícia judicial altamente capacitado, saiba que, para isso, você pode contar com a Seg & Company. No âmbito judicial, possuímos larga experiência em perícias técnicas, atendendo diversas empresas.
Conte conosco para a melhor defesa da sua companhia em ações judiciais, potencializando o êxito dos seus processos!
Para as necessidades da sua empresa nessa área, fale agora mesmo com um de nossos especialistas:
Acesse: https://gopage.bio/aniceassistentetecnica
e-mail: contato@segecompany.com.br
Siga-me nas Redes Sociais:
Linkedim: https://www.linkedin.com/in/ederdare/