Os avanços alcançados com o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) na saúde, educação, engenharia, entretenimento, automação industrial, entre outras áreas, são extremamente rápidos e acessíveis para a sociedade, por exemplo, em 2023, estamos acompanhando o desenvolvimento de ferramentas como o ChatGPT, Midjourney, Google Assistant, Synthesia, entre outras.
Nas indústrias a implantação da IA vem provocando transformações e melhorias nos sistemas de produção, marketing, na análise financeira e está gerando oportunidades para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e demanda novas habilidades e competências tecnológicas dos profissionais de segurança do trabalho.
A IA vem impulsionando a implantação da Indústria 4.0 no Brasil e os profissionais da área de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) devem se preparar para incorporar tecnologias que promovam um trabalho mais seguro e que ajudam a construir condições mais seguras e saudáveis para os trabalhadores.
Para promover um trabalho seguro, além da IA, também estão disponíveis outras tecnologias como, por exemplo, a Aprendizagem de Máquina (Machine Learning), a Internet das Coisas (Internet of Things), Big Data e a Manufatura Digital, que ajudam a monitorar de uma forma integrada e individual equipamentos, trabalhadores, riscos ocupacionais, linhas de produção, etc.
Os benefícios alcançados no ambiente de trabalho com o uso da IA são relacionados com a redução de acidentes de trabalho causados por descuidos dos trabalhadores, a automação de atividades ou operações com exposição elevada aos riscos ocupacionais, monitoramento do uso adequado de EPI’s, previsão de falhas em máquinas e equipamentos industriais e a avaliação da saúde do trabalhador.
As melhorias no ambiente de trabalho podem ser alcançadas com a implantação da IA e percebemos que existem grandes oportunidades para os profissionais da segurança do trabalho. Entretanto, é necessário entender melhor como a IA pode nós ajudar a criar um ambiente de trabalho seguro, veja a seguir os desafios e oportunidades para a nossa área:
Uso da Inteligência Artificial na Segurança do Trabalho.
A IA basicamente é um algoritmo treinado que replica com uma elevada precisão a tomada de decisão humana e apresenta soluções para problemas complexos que combinam dados de eventos coletados por sensores, robôs, dispositivos móveis, câmeras ou outros equipamentos com sistemas inteligentes.
Um dos principais benefícios que alcançamos com a implantação no ambiente de trabalho é a possibilidade de gerar alertas em tempo real do uso inadequado de EPI’s ou avaliações ergonômicas ou de situações inseguras dos trabalhadores ou a exposição a fontes de perigo.
A Seg & Company junto com seus parceiros e fornecedores está em fase de teste da IA desenvolvida com o objetivo de detectar a falta de uso de EPI’s pelos trabalhadores em diferentes ambientes de trabalho. Neste caso, o algoritmo está sendo treinado com mais de 8 tipos de EPI’s. Os experimentos em ambiente industrial demonstram um índice elevado de acurácia e eficácia na tomada de decisão que indica a ausência dos EPI’s.
São insights (mensagens enviadas pelo algoritmo) que ajudam a implantar ações corretivas e preventivas rapidamente, evitando com isso incidentes e acidentes de trabalho. Naturalmente, em cada organização ou local de trabalho existem necessidades de controle de EPI’s diferentes e é necessário realizar diversos investimentos para desenvolver a IA que funcione melhor no monitoramento dos trabalhadores.
O monitoramento contínuo sobre os trabalhadores significa que os profissionais de segurança e saúde do trabalho não precisam depender apenas de observações, visitas ou inspeções para garantir que os trabalhadores usem os EPI’s ou para identificar outros problemas de segurança no ambiente de trabalho.
Os avanços tecnológicos esperados com a implantação da indústria 4.0 para a segurança do trabalho, por meio de tecnologias como a IA, assim como, também com a realidade aumentada, a realidade virtual, rôbos autônomos, a visão computacional e o uso de Drones ou Wearables, entre outras, estão relacionados com a eliminação de acidente de trabalho e desenvolvimento de uma cultura de prevenção nas organizações.
Entre os principais requisitos que precisamos entender para implantar a IA ou outras tecnologias emergentes estão a necessidade de uma formação em áreas tecnológicas e computacionais dos profissionais da segurança do trabalho e uma efetiva mudança cultural dos processos de gestão.
Eder Daré é Advogado na Seg Advogados Associados – Especialista em LGPD – Membro do Núcleo de Proteção de Dados do Oeste da Bahia – Sócio Proprietário Seg & Company – Segurança e Medicina do Trabalho (eder@segecompany.com.br)