Fundamental para a retomada e crescimento das atividades produtivas no pós-pandemia, a gestão da segurança e saúde no trabalho se tornou primordial para a continuidade das atividades industriais consideradas essenciais.
Novas formas de trabalho, inseridas no contexto da pandemia e no pós-pandemia, são discutidas nos ambientes laborais, sendo continuamente avaliados quanto aos riscos provenientes de agentes físicos, químicos e biológicos, determinando a elaboração, dentre outros, do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), além de laudos como o LTCAT (Laudo Técnico de Condições de Ambiente de Trabalho), que é a base para definição da Aposentadoria Especial, ou do Laudo de Insalubridade, que define se o trabalhador tem direito ou não ao adicional de Insalubridade.
Neste aspecto, com foco na identificação, prevenção e eliminação de riscos ambientais, os meses de julho e agosto do presente ano, foram escolhidos para realização de treinamentos de conscientização de S.S.T. na oportunidade serão discutidas as práticas e cuidados que evitam doenças e acidentes nos ambiente e frentes de trabalho.
PGR
A Higiene Ocupacional (tema dos treinamentos), está ligada à obrigatoriedade da elaboração e implementação do PGR por parte de todos os empregadores. Além disso, a Higiene Ocupacional está relacionada com a prevenção e ocorrência de doenças ocupacionais relacionada à exposição a agentes como ruído, calor, agentes químicos e biológicos, entre outros. Estes agentes, podem ter um impacto financeiro bastante significativo para a empresas, principalmente os relacionados a questões tributárias, previdenciárias e trabalhistas.
Percebe-se então, que o exercício do labor, pode ser fonte de risco através da exposição aos agentes ambientais. Assim, com base nos resultados das análises ambientais, são elaborados cronogramas de ações que buscam solucionar as não conformidades detectadas, nesse plano, são determinadas as correções que se tornam imprescindíveis, e que devem ser incorporadas no compliance laboral de cada negócio.
Os treinamentos incluem os módulos: ergonomia, ruído, calor, vibração, riscos químicos e radiação, entre outros. Os participantes dos treinamentos serão capacitados a reconhecer, avaliar e controlar os riscos provenientes do trabalho que podem provocar doenças e acidentes, que podem ao final afetar a saúde, o conforto ou a integridade física do trabalhador.
Pandemia
Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho mostram que mais de 21 mil óbitos acidentários foram registrados desde 2012. Em 2020, ano de início da pandemia da COVID-19, os acidentes de trabalho graves, notificados ao Ministério da Saúde, subiram 40%. Auxílios-doença por depressão, ansiedade, estresse e outros transtornos mentais e comportamentais cresceram 30%.
De 2012 a 2020, 21.467 trabalhadores e trabalhadoras sofreram acidentes fatais no Brasil, com uma taxa de mortalidade de seis óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego no mercado de trabalho formal, de acordo com os indicadores atualizados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho , elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Para maiores informações entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente SEG & COMPANY.
Fonte: Suporte Gestão, em 07/06/2022.