Protocolo de segurança de boas práticas para manutenção da higiene e segurança do trabalho quanto a prevenção e disseminação do COVID-19.

Com o aumento de casos confirmados no Brasil, o novo coronavírus (COVID-19) traz um cenário que provoca uma série de preocupações sobre possíveis impactos da doença para as empresas, empregados, comunidade e as relações jurídicas empresariais.

Pensando nisso, elaboramos este protocolo de medidas objetivando a prevenção e manutenção dos protocolos de segurança quanto a prevenção do Novo Coronavírus (Covid-19) nos ambientes de trabalho.

As práticas listadas seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e protocolos sanitários estaduais e municipais.

DAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO COLETIVA

Organização do atendimento para garantir o distanciamento seguro entre as pessoas de 1,5 metroSim [ ] Não [ ]

Demarcação da capacidade dos ambientes e do fluxo de pessoas, a fim de evitar aglomerações, minimizar o número de pessoas concomitantemente no mesmo ambiente e respeitar o distanciamento interpessoal de 1,5mSim [ ] Não [ ]

Espaçamento adequado entre bancadas e postos de trabalho, entre cadeiras nas salas de espera, nas filas de espera e demais ambientes respeitando o distanciamento de 1,5 mSim [ ] Não [ ]

Ambientes mantidos bem ventilados (portas e janelas abertas). Nos ambientes climatizados o equipamento foi ajustado para manter a adequada renovação do ar, com manutenção e higiene dos aparelhos com maior frequência Sim [ ] Não [ ]

Implementação de medidas para redução da circulação de visitantes e terceiros nas áreas comuns da unidadeSim [ ] Não [ ]

Há dispensers ou frascos com álcool gel 70% para higienização das mãos dos trabalhadores e usuários, em todos os ambientesSim [ ] Não [ ]

As pias estão supridas com água, sabonete líquido, papel toalha em suporte específico, e lixeira com tampa sem contato manual Sim [ ] Não [ ]

Há disponibilidade em todos os ambientes de álcool 70% ou outro 1produto saneante para desinfecção de objetos ou estações de trabalho utilizadas por mais de uma pessoaSim [ ] Não [ ]

Todos os profissionais da unidade realizam a desinfecção das suas estações de trabalho, máquinas equipamentos, objetos de uso comum (caneta, telefone, computadores, etc.) e dos itens de atendimento (maca, cadeira odontológica, estetoscópio, termômetro, oxímetro) após cada troca de usuário – Sim [ ] Não [ ]

A frequência de limpeza de áreas de alto toque (interruptores de luz, maçanetas, bebedouros, corrimão, válvulas de descarga, puxadores de geladeira, botões, etc.) e dos sanitários está intensificada e seguindo as orientações de tempo de utilização do produto – Sim [ ] Não [ ]

Disponibilização de água, para trabalhadores e visitantes, providos de copos descartáveis. Os bebedouros de pressão estão lacrados, impedindo uso – Sim [ ] Não [ ]

Há adaptação do local de refeição dos funcionários (refeitórios), com demarcação do espaçamento, identificação visual da capacidade do local, horários diferenciados de utilização, garantia das condições de higiene e segurança dos alimentos consumidos neste ambiente – Sim [ ] Não [ ]

As estratégias de comunicação e atualização sobre a pandemia e seu manejo são rotineiras do gestor para a equipe, fundamentadas nas informações oficiais e recomendações técnicas e protocolos sanitários municipais e estaduais – Sim [ ] Não [ ]

Comunicação visual (CARTAZ) adequada para que o trabalhador suspeito de COVID-19 se dirija diretamente ao ambiente de atendimento para estes casos – Sim [ ] Não [ ]

Os profissionais que atuam no fluxo de atendimento de trabalhadores suspeitos de COVID-19 são exclusivos deste setor – Sim [ ] Não [ ]

Implementação de fluxos de atendimento específico para trabalhadores suspeitos de COVID-19 (triagem, entrevista e encaminhamento para consulta, exames etc. – Sim [ ] Não [ ]

MEDIDAS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Há fluxo e rotina de distribuição de equipamento de proteção indivdual – EPI e/ou troca, quando necessário –Sim [ ] Não [ ]

O quantitativo de EPI necessário ao atendimento é monitorado e reposto de forma a garantir que não haja falta de itens – Sim [ ] Não [ ]

Todos os funcionários realizaram treinamento de utilização adequada do EPI: indicação de uso, acondicionamento e descarte – Sim [ ] Não [ ]

Há supervisão rotineira do uso de EPI, e cumprimento dos POPs de limpeza e desinfecção de ambientes, limpeza e desinfecção de EPI reutilizável – Sim [ ] Não [ ]

Há local adequado para troca e armazenagem de roupas dos trabalhadores ao chegar e sair da unidade e disponibilidade de armários individualizados – Sim [ ] Não [ ]

MANEJO DE RESÍDUOS

Há rotina para higienização e manutenção adequada doe locais adequados/ abrigos de resíduos, e separação de resíduos empresariaisSim [ ] Não [ ]

O descarte de EPI (luvas, avental, máscara, gorro), esta sendo realizado em local apropriado e com destinação adequadaSim [ ] Não [ ]

MEDIDAS RELACIONADAS AO TRANSPORTE DE TRABALHADORES

Há rotina de aferição de temperatura dos trabalhadores antes de adentrarem ao transporte Sim [ ] Não [ ]

Há rotina de aferição de higienização dos veículos utilizados para atividades externas após cada viagem – Sim [ ] Não [ ]

Há disponibilidade de álcool a 70% e álcool gel a 70% para o motorista – Sim [ ] Não [ ]

Todos os ocupantes do veículo utilizam máscaras, respeitam a capacidade do veículo com distanciamento mínimo e mantém as janelas abertas durante o trajeto – – Sim [ ] Não [ ]

MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE

O protocolo de testagem COVID-19 está implantado na unidade, com monitoramento diário de sintomas – Sim [ ] Não [ ]

Há um fluxo estabelecido na unidade para atendimento e encaminhamento de trabalhador sintomático – Sim [ ] Não [ ]

Os profissionais com fatores de risco para agravamento pela COVID-19 estão alocados em local de menor risco ou em teletrabalho ou afastados preventivamente – Sim [ ] Não [ ]

PARA AS EMPRESAS E TRABALHADORES, É BOM LEMBRAR:

  • A distância segura é 1,50 m;
  • As superfícies e objetos podem ter o vírus;
  • Acostume-se a não tocar o rosto;
  • Use máscaras, conforme definido pela empresa.

O QUE A EMPRESA DEVE FAZER:

  • Elaborar um plano de prontidão e resposta;
  • Analisar todos os locais de trabalho e classificá-los;
  • Adotar medidas certas para cada ambiente.

PARA REDUZIR A EXPOSIÇÃO:

  • Lavagem de mãos, amplamente disponível;
  • Álcool gel, amplamente disponível;
  • Lenços de papel e lixeiras de pedal;
  • Ordem e limpeza, desinfetar com produtos aprovados;
  • Não usar objetos, mobília, ferramentas de outras pessoas;
  • Aumentar a ventilação dos ambientes;
  • Usar barreiras transparentes no contato com clientes ou público;
  • Orientar o público e os clientes limitando acesso e as áreas de contato;
  • Maximizar home office;
  • Alternar horários, turnos, dias para reduzir quantidade de gente na empresa;
  • Quem está na empresa deve manter a distância segura de todos.

O QUE DEVE SER COMUNICADO E TREINADO:

  • Etiqueta respiratória (tossir e espirrar no braço);
  • Quais os sintomas, fazer auto-monitoramento;
  • Como reportar, a quem recorrer;
  • Quais EPIs, uso correto, tipos, descarte;
  • Definir procedimentos de desinfecção diária de locais;
  • Auditar a distância segura;
  • Ter as mesmas regras e cuidados com os contratados.

ESPECIALMENTE:

  • Ter um coordenador geral do plano da empresa;
  • Reavaliar o plano semanalmente.
  • Comunique aos clientes que seu negócio é comprometido com a segurança para que eles se sintam seguros.
  • Treine a equipe para falar sobre as medidas de prevenção e utilize cartazes dentro do estabelecimento para informar as boas práticas. 
  • Evite aglomerações dentro e fora do seu estabelecimento. As medidas de distanciamento social continuam valendo, por isso, realize o controle e saída de clientes, movimentação de colaboradores dentro do ambiente de trabalho. 
  • Seja responsável, pois suas atitudes ajudam a preservar a saúde das pessoas e a saúde também do seu negócio.

Fonte: Suporte Gestão Seg & Company – em 03/03/2021.