Com o aumento de casos confirmados no Brasil, o novo coronavírus (COVID-19) traz um cenário que provoca uma série de preocupações sobre possíveis impactos da doença para as empresas, empregados, comunidade e as relações jurídicas empresariais.
Pensando nisso, elaboramos este protocolo de medidas objetivando a prevenção e manutenção dos protocolos de segurança quanto a prevenção do Novo Coronavírus (Covid-19) nos ambientes de trabalho.
As práticas listadas seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e protocolos sanitários estaduais e municipais.
DAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO COLETIVA
Organização do atendimento para garantir o distanciamento seguro entre as pessoas de 1,5 metro – Sim [ ] Não [ ]
Demarcação da capacidade dos ambientes e do fluxo de pessoas, a fim de evitar aglomerações, minimizar o número de pessoas concomitantemente no mesmo ambiente e respeitar o distanciamento interpessoal de 1,5m – Sim [ ] Não [ ]
Espaçamento adequado entre bancadas e postos de trabalho, entre cadeiras nas salas de espera, nas filas de espera e demais ambientes respeitando o distanciamento de 1,5 m – Sim [ ] Não [ ]
Ambientes mantidos bem ventilados (portas e janelas abertas). Nos ambientes climatizados o equipamento foi ajustado para manter a adequada renovação do ar, com manutenção e higiene dos aparelhos com maior frequência – Sim [ ] Não [ ]
Implementação de medidas para redução da circulação de visitantes e terceiros nas áreas comuns da unidade – Sim [ ] Não [ ]
Há dispensers ou frascos com álcool gel 70% para higienização das mãos dos trabalhadores e usuários, em todos os ambientes – Sim [ ] Não [ ]
As pias estão supridas com água, sabonete líquido, papel toalha em suporte específico, e lixeira com tampa sem contato manual – Sim [ ] Não [ ]
Há disponibilidade em todos os ambientes de álcool 70% ou outro 1produto saneante para desinfecção de objetos ou estações de trabalho utilizadas por mais de uma pessoa – Sim [ ] Não [ ]
Todos os profissionais da unidade realizam a desinfecção das suas estações de trabalho, máquinas equipamentos, objetos de uso comum (caneta, telefone, computadores, etc.) e dos itens de atendimento (maca, cadeira odontológica, estetoscópio, termômetro, oxímetro) após cada troca de usuário – Sim [ ] Não [ ]
A frequência de limpeza de áreas de alto toque (interruptores de luz, maçanetas, bebedouros, corrimão, válvulas de descarga, puxadores de geladeira, botões, etc.) e dos sanitários está intensificada e seguindo as orientações de tempo de utilização do produto – Sim [ ] Não [ ]
Disponibilização de água, para trabalhadores e visitantes, providos de copos descartáveis. Os bebedouros de pressão estão lacrados, impedindo uso – Sim [ ] Não [ ]
Há adaptação do local de refeição dos funcionários (refeitórios), com demarcação do espaçamento, identificação visual da capacidade do local, horários diferenciados de utilização, garantia das condições de higiene e segurança dos alimentos consumidos neste ambiente – Sim [ ] Não [ ]
As estratégias de comunicação e atualização sobre a pandemia e seu manejo são rotineiras do gestor para a equipe, fundamentadas nas informações oficiais e recomendações técnicas e protocolos sanitários municipais e estaduais – Sim [ ] Não [ ]
Comunicação visual (CARTAZ) adequada para que o trabalhador suspeito de COVID-19 se dirija diretamente ao ambiente de atendimento para estes casos – Sim [ ] Não [ ]
Os profissionais que atuam no fluxo de atendimento de trabalhadores suspeitos de COVID-19 são exclusivos deste setor – Sim [ ] Não [ ]
Implementação de fluxos de atendimento específico para trabalhadores suspeitos de COVID-19 (triagem, entrevista e encaminhamento para consulta, exames etc. – Sim [ ] Não [ ]
MEDIDAS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Há fluxo e rotina de distribuição de equipamento de proteção indivdual – EPI e/ou troca, quando necessário –Sim [ ] Não [ ]
O quantitativo de EPI necessário ao atendimento é monitorado e reposto de forma a garantir que não haja falta de itens – Sim [ ] Não [ ]
Todos os funcionários realizaram treinamento de utilização adequada do EPI: indicação de uso, acondicionamento e descarte – Sim [ ] Não [ ]
Há supervisão rotineira do uso de EPI, e cumprimento dos POPs de limpeza e desinfecção de ambientes, limpeza e desinfecção de EPI reutilizável – Sim [ ] Não [ ]
Há local adequado para troca e armazenagem de roupas dos trabalhadores ao chegar e sair da unidade e disponibilidade de armários individualizados – Sim [ ] Não [ ]
MANEJO DE RESÍDUOS
Há rotina para higienização e manutenção adequada doe locais adequados/ abrigos de resíduos, e separação de resíduos empresariais – Sim [ ] Não [ ]
O descarte de EPI (luvas, avental, máscara, gorro), esta sendo realizado em local apropriado e com destinação adequada – Sim [ ] Não [ ]
MEDIDAS RELACIONADAS AO TRANSPORTE DE TRABALHADORES
Há rotina de aferição de temperatura dos trabalhadores antes de adentrarem ao transporte Sim [ ] Não [ ]
Há rotina de aferição de higienização dos veículos utilizados para atividades externas após cada viagem – Sim [ ] Não [ ]
Há disponibilidade de álcool a 70% e álcool gel a 70% para o motorista – Sim [ ] Não [ ]
Todos os ocupantes do veículo utilizam máscaras, respeitam a capacidade do veículo com distanciamento mínimo e mantém as janelas abertas durante o trajeto – – Sim [ ] Não [ ]
MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE
O protocolo de testagem COVID-19 está implantado na unidade, com monitoramento diário de sintomas – Sim [ ] Não [ ]
Há um fluxo estabelecido na unidade para atendimento e encaminhamento de trabalhador sintomático – Sim [ ] Não [ ]
Os profissionais com fatores de risco para agravamento pela COVID-19 estão alocados em local de menor risco ou em teletrabalho ou afastados preventivamente – Sim [ ] Não [ ]
PARA AS EMPRESAS E TRABALHADORES, É BOM LEMBRAR:
- A distância segura é 1,50 m;
- As superfícies e objetos podem ter o vírus;
- Acostume-se a não tocar o rosto;
- Use máscaras, conforme definido pela empresa.
O QUE A EMPRESA DEVE FAZER:
- Elaborar um plano de prontidão e resposta;
- Analisar todos os locais de trabalho e classificá-los;
- Adotar medidas certas para cada ambiente.
PARA REDUZIR A EXPOSIÇÃO:
- Lavagem de mãos, amplamente disponível;
- Álcool gel, amplamente disponível;
- Lenços de papel e lixeiras de pedal;
- Ordem e limpeza, desinfetar com produtos aprovados;
- Não usar objetos, mobília, ferramentas de outras pessoas;
- Aumentar a ventilação dos ambientes;
- Usar barreiras transparentes no contato com clientes ou público;
- Orientar o público e os clientes limitando acesso e as áreas de contato;
- Maximizar home office;
- Alternar horários, turnos, dias para reduzir quantidade de gente na empresa;
- Quem está na empresa deve manter a distância segura de todos.
O QUE DEVE SER COMUNICADO E TREINADO:
- Etiqueta respiratória (tossir e espirrar no braço);
- Quais os sintomas, fazer auto-monitoramento;
- Como reportar, a quem recorrer;
- Quais EPIs, uso correto, tipos, descarte;
- Definir procedimentos de desinfecção diária de locais;
- Auditar a distância segura;
- Ter as mesmas regras e cuidados com os contratados.
ESPECIALMENTE:
- Ter um coordenador geral do plano da empresa;
- Reavaliar o plano semanalmente.
- Comunique aos clientes que seu negócio é comprometido com a segurança para que eles se sintam seguros.
- Treine a equipe para falar sobre as medidas de prevenção e utilize cartazes dentro do estabelecimento para informar as boas práticas.
- Evite aglomerações dentro e fora do seu estabelecimento. As medidas de distanciamento social continuam valendo, por isso, realize o controle e saída de clientes, movimentação de colaboradores dentro do ambiente de trabalho.
- Seja responsável, pois suas atitudes ajudam a preservar a saúde das pessoas e a saúde também do seu negócio.
Fonte: Suporte Gestão Seg & Company – em 03/03/2021.