Campanha de prevenção à Covid-19 na indústria da construção entra na segunda fase

Crédito: Divulgação

Ações relativas à segunda fase da ‘Campanha Construção contra o Coronavírus’ foram colocadas em prática pela CPRT (Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas) da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).

Desencadeada no final de 2020, a primeira etapa teve como objetivo disseminar protocolos de Segurança e Saúde do Trabalho e contou com a divulgação de matérias, posts e vídeo para redes sociais. Agora, o mote é ‘Não vamos baixar a guarda’, que visa conscientizar o setor e a sociedade em geral sobre a importância de se intensificar esses protocolos para evitar a disseminação da Covid-19 em canteiros de obras e escritórios.

O presidente da CPRT, Fernando Guedes Ferreira Filho, recorda que a CBIC, logo no início da pandemia, elaborou cartilhas orientativas sobre os protocolos que devem ser observados nos canteiros de obras para evitar a disseminação do vírus. Segundo ele, foi um trabalho técnico, que envolveu profissionais de SST, considerando, não só as peculiaridades do canteiro, mas também orientando empresas e trabalhadores sobre como se prevenir fora do ambiente de trabalho: em casa, no transporte público e na rua.

RESULTADO

“A adoção dos protocolos foi grande entre as empresas na primeira etapa da campanha. O resultado foi a verificação de baixíssimos índices de contaminação em trabalhadores, sendo que, por isso, a construção foi considerada como atividade essencial em praticamente todo o Brasil”, afirma.

Complementa que os protocolos divulgados pela CBIC foram exemplo para vários decretos no Brasil, que incluíram suas disposições como referência de ações. Além das cartilhas, a entidade elaborou documento com orientações sobre a saúde física e mental dos trabalhadores, tanto os que atuam na produção, como os do setor administrativo. Ainda foram consolidadas orientações quanto à aplicação da legislação trabalhista.

Já na segunda fase, com o endurecimento da pandemia e o aumento do número de infecções, o objetivo, conforme Fernando, é disseminar mensagens de comportamento, ressaltando a importância de se seguir as recomendações de distanciamento social, com a não aglomeração, o uso de máscaras e a lavagem constante das mãos, com sabão ou com o uso de álcool em gel. “Foi intensificada a disseminação dos protocolos para as empresas e foram incluídas ações de envolvimento direto dos trabalhadores, como a distribuição de máscaras personalizadas, com o logo da campanha, além de adesivos que são colados nos capacetes”, relata.

No Distrito Federal, o Sinduscon-DF (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal) está junto nesta ação e já iniciou a distribuição dos kits para as empresas associadas. O mesmo já ocorreu em Roraima, onde o presidente do Sinduscon-RR, Clerlânio Holanda, destaca que o momento requer o reforço constante nas medidas de prevenção para não baixar a guarda. “Mesmo com o início da campanha de vacinação do país, os cuidados devem continuar”, reforça.

Fernando acrescenta que, quando da distribuição desses itens, as entidades regionais orientam as empresas para que divulguem a importância da prevenção entre os seus trabalhadores, o que está ocorrendo em todo o Brasil. Há também divulgação maciça nos meios de comunicação da entidade, como redes sociais e informativos direcionados ao setor. Os materiais são disponibilizados gratuitamente para as empresas e podem ser consultados no site da CBIC. “Sabemos que há um esgotamento social diante da pandemia, o que pode levar as pessoas a relaxarem quanto aos cuidados. Por isso, entendemos que essa mensagem – não vamos baixar a guarda – é fundamental para que passemos por esse período difícil. Devemos todos, como indivíduos, fazer a nossa parte em prol do coletivo”, ressalta.

Fonte: Revista Proteção – Por Martina Wartchow – em 17/03/2021.

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