Profissão | Arquiteto e design de interiores

Ergonomia: Conhecer seu time de trabalho e incluir a natureza nos ambientes influenciam bem-estar das equipes

Foi-se o tempo em que escritórios eram apenas mesas e cadeiras dispostas da melhor forma possível para ocupar um espaço confinado por paredes. De acordo com a Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA), passamos aproximadamente 90% do tempo em espaços fechados, em casa, no trabalho, no comércio etc, a mesma instituição aponta que pessoas que não têm contato com a natureza têm mais propensão a desenvolver doenças que por muitas vezes, a depender da causa, equiparam-se a doenças do trabalho pelo nexo causal.

Não é para menos: 99% dos 100 mil anos do homo sapiens foram vividos na natureza. Portanto, a urbanização ainda é algo recente para as reações cerebrais. Logo, não é difícil imaginar que, com a pandemia do coronavírus e as situações de quarentena, esse quadro se intensificou.

No entanto, estar em um ambiente de trabalho – em casa ou na empresa – não quer dizer necessariamente, que os funcionários necessitem estar longe das plantas ou de uma ambientação que seja mais agradável.

“Conhecer a rotina de um escritório, ouvir os funcionários, cuidar do bem-estar e valorizar a cultura de uma corporação são alguns dos ingredientes utilizados pelos profissionais de arquitetura e de Design de Interiores”.

A ideia é somar elementos naturais e reações cerebrais positivas. “Muitas vezes, o cliente não sabe das suas reais necessidades. Então, avalia-se um conjunto de informações para ter um projeto que contemple suas prioridades”.

A melhoria dos ambientes de trabalho pode ser a grande diferença entre uma empresa comum e uma empresa totalmente preparada para inspirar equipes, influenciando positivamente produtividade e no resultado do trabalho.

A Seg & Company se alinhou as tendências globais de “humanização” dos ambientes de trabalho e incorporou a sua equipe profissionais formados/qualificados em Design de Interiores e arquitetura que ficarão responsáveis pela criação e readequação de projetos e espaços funcionais, atendendo todas as exigências da legislação brasileira, em especifico a NR-17 e condicionantes do e´Social.

Afinal, é importante que as pessoas se sintam bem para produzir bem. É um conceito simples, mas que merece todo cuidado e experiência para ser colocado em prática.

Esclareça suas dúvidas no comercial@segecompany ou acesse